Gestão Ambiental da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos
Planejamento, Implantação e Manutenção
A implantação de um projeto de coleta seletiva envolve o desenvolvimento de 3 etapas: planejamento, implantação e manutenção.
A fase do Planejamento
Primeiro Passo:
Envolva as pessoas. É importante sensibilizar as pessoas para a realização desse trabalho, pois uma pessoa não consegue arcar com tudo por todo o tempo, portanto, o envolvimento das pessoas é o passo fundamental para o sucesso do projeto.
Segundo Passo:
Conheça um pouco dos resíduos que são gerados, como:
- número de colaboradores;
- quantidade diária de resíduo gerada;
- quais tipos de resíduos é composto e porcentagens de cada um (papel, alumínio, plástico, vidro, orgânicos, perigosos, etc);
- o caminho do lixo: desde onde é gerado até onde é acumulado para a coleta;
- identificar se alguns materiais já são coletados separadamente e, em caso positivo, para onde são encaminhados;
- verificar os pontos necessários para a disposição adequada dos coletores e observação de procedimentos de limpeza e coleta do lixo.
Conheça também as características locais: recursos materiais existentes (tambores, latões e outros que possam ser reutilizados);
- quem faz a limpeza e a coleta normal do lixo (quantas pessoas);
- rotina da limpeza: como é feita a limpeza e a coleta (frequência, horários);
- instalações físicas: locais para armazenagem e intermediários (andares, esquinas ou pontos de coleta)
- recursos materiais existentes (tambores, latões e outros que possam ser reutilizados);
- quem são e quantas pessoas fazem a limpeza e a coleta normal do lixo;
- rotina da limpeza: como é feita a limpeza e a coleta (frequência e horários).
Terceiro Passo:
Conheça um pouco sobre o mercado de recicláveis e decida sobre para onde encaminhar os materiais recicláveis coletados.
No Estado de São Paulo, os órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta devem realizar a separação seletiva dos resíduos sólidos recicláveis gerados e destinar às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.
Quarto Passo:
De posse de todas as informações sobre as quantidades geradas de lixo por tipo de material, as possibilidades de estocagem no local e os recursos humanos existentes, podemos iniciar a segunda parte do projeto que é o planejamento das ações, devendo ser tomadas as seguintes decisões:
- Quais materiais recicláveis serão coletados?
- Quem fará a coleta?
- Onde será estocado o material?
- Para quem será doado o material?
- Como será o caminho dos recicláveis e qual a logística a ser adotada, desde a origem até o local da estocagem?
- Quem fará o recolhimento dos materiais, como e em que frequência e horário?
Quinto Passo: A Educação Ambiental
Esta parte é fundamental para o programa ter sucesso, pois integra todas as atividades de informação, sensibilização e mobilização de todos os envolvidos.
É importante fazer uma lista dos diferentes grupos envolvidos, como por exemplo: os diretores, grupo gerencial, os funcionários da área administrativa e da limpeza.
Para cada um desses grupos deve ser pensado e planejado o tipo de informação e as atividades que cada segmento deve receber, visando atingir com mais sucesso o objetivo. Entre as atividades usadas, sugerimos: cartazes, palestras, folhetos, reuniões, etc.
A Fase da Implantação
Primeiro Passo: Os Equipamentos
Esta é a etapa em que são decididos quais os materiais e equipamentos que devem ser comprados ou adaptados, tais como lixeiras, fragmentadoras, balanças, adesivo, sacos plásticos e outros materiais planejados;
Também é o momento em que ocorre a instalação dos equipamentos.
No E-commerce da Lixlimp, que é Empresa é especializada em Lixeiras para Coleta Seletiva, encontra-se todos os modelos, para compor qualquer tipo ambiente, em diversos materiais e tamanhos, para empresas, condomínios, e também residências. A Empresa ajuda no Planejamento, Implantação e Manutenção da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos. Clique aqui para ir para o Ecommerce www.lixlimp.com.br.
Segundo Passo: Treinamento
Esta é a fase em que ocorre o treinamento dos funcionários responsáveis pela coleta.
Terceiro Passo: Comunicação
Neste momento é que são elaborados os cartazes e folhetos explicativos do funcionamento da coleta, dos horários e frequências da coleta, armazenagem e destinação.
Quarto Passo: Lançamento do Projeto
Deve ser realizado uma atividade especial e diferenciada, com característica alegre e criativa, como por exemplo um café da manhã com palestra. As informações principais de como vai funcionar podem ser passadas na palestra, onde todos serão dotados de informações de todo o funcionamento. Faça que esta data seja marcante na vida das pessoas envolvidas.
A Fase da Manutenção
É importe que se crie um grupo para realizar o monitoramento da coleta, do armazenamento e da doação dos materiais recicláveis, para que seja realizado um balanço periódico do programa e divulgado a todo o grupo envolvido. Também é necessária a realização de ações de informação, incetivo e sensibilização de forma contínua.
Texto retirado do site: http://www.ceasa.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=370